Alimentos fontes de Ômega 3

Alimentos fontes de Ômega 3

As gorduras e os lipídios são nutrientes essenciais no nosso organismo, ao contrário do que muita gente acredita, mas não são todos os tipos, estamos

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As gorduras e os lipídios são nutrientes essenciais no nosso organismo, ao contrário do que muita gente acredita, mas não são todos os tipos, estamos falando em especial do Ômega 3 e gorduras boas.

Isso porque esses elementos dentro da nossa alimentação tem uma importância imensa na prevenção das doenças cardiovasculares.

Mas é importante que você entenda que nem todas elas são iguais e se comportam da mesma maneira dentro do nosso organismo, e por isso é essencial conhecer a diferença.

Pensando nisso, separamos alguns alimentos que são fontes essenciais desse tipo de gordura, e que devem estar presentes em seu cardápio pelo menos 3 vezes na semana.

Salmão é a fonte de omega 3 mais conhecida

Salmão é a fonte de omega 3 mais conhecida

Você sabe o que é Ômega 3?

Os ácidos graxos como o Ômega 3 são encontrados principalmente em peixes gordurosos, e o seu consumo regular (entre 2 a 3 vezes por semana) garante uma proteção contra as doenças do coração.

Esses ácidos são chamados de gordos polinsaturados, pertencendo ao grupo de gorduras saudáveis, as gorduras insaturadas.

Os ácidos graxos monoinsaturados também pertencem a esse grupo, cujo o representante principal é o ácido oleico, ou então de outra forma, o óleo de oliva virgem.

São muitos os alimentos ricos em Ômega 3bem acessíveis e que você pode encontrar facilmente em supermercados para incrementar a sua dieta e cardápio rotineiro.

Saiba onde encontrar o Ômega 3

  1. Salmão (4023 mg por porção)

O salmão é um dos alimentos mais densos em nutrientes do planeta.

Ele contém proteína de alta qualidade e uma variedade de nutrientes, incluindo grandes quantidades de magnésio, potássio, selênio e vitaminas do complexo B

Estudos mostram que pessoas que comem regularmente peixes gordurosos, como o salmão, têm menor risco de doenças como doenças cardíacas, demência e depressão.

Teor de Ômega 3: 4023 mg em meio filé ou 2260 mg em 100 gramas;

  1. Arenque (3181 mg por porção)

O arenque é um peixe oleoso de tamanho médio. É frequentemente assado a frio ou pré-cozinhado e depois vendido como um lanche enlatado.

O arenque defumado é um alimento popular para o café da manhã em países como a Inglaterra, onde é servido com ovos e chamado peixe fumado.

Um filé defumado padrão contém quase 100% do IDR para vitamina D e selênio e 50% do IDR para B12.

Teor de Ômega 3: 3181 mg por filete ou 1729 mg por 100 gramas.

  1. Ostras (565 mg por porção)

Mariscos estão entre os alimentos mais nutritivos que você pode comer. Na verdade, ostras contêm mais zinco do que qualquer outro alimento no planeta. Uma porção de 100 gramas de ostras cruas (6 a 7 ostras) contém 600% do IDR para o zinco, 200% para o cobre e 300% para a vitamina B12.

As ostras são geralmente consumidas como aperitivo, lanche ou refeição integral, sendo que ostras cruas são uma iguaria em muitos países.

Teor de Ômega 3: 565 mg em 6 ostras, ou 672 mg por 100 gramas.

  1. Sardinhas (2205 mg por porção)
Diversos alimentos são opções para fonte de omega 3.

Diversos alimentos são opções para fonte de omega 3.

As sardinhas são peixes muito pequenos e oleosos. Eles são comumente comidos de uma lata ou jarra como entrada, lanche ou delicadeza. As sardinhas são altamente nutritivas, especialmente quando comidas inteiras. Eles contêm quase todos os nutrientes que o corpo humano precisa.

Uma xícara de sardinha escorrida fornece mais de 200% do IDR para vitamina B12 e mais de 100% para vitamina D e selênio.

Teor de Ômega 3: 2205 mg por xícara, ou 1480 mg por 100 gramas.

  1. Semente de linhaça (2338 mg por porção)

As sementes de linhaça são pequenas sementes marrons ou amarelas, elas são frequentemente moídas ou usados ​​para fazer óleo.

Essas sementes são, de longe, a fonte de alimento integral mais rica da gordura ômega-3, chamada ácido alfa-linolênico (ALA), e o óleo de linhaça é frequentemente usado como suplemento de ômega 3.

As sementes de linhaça também são muito ricas em fibras, vitamina E, magnésio e outros nutrientes. Eles têm uma ótima relação ômega-6: ômega-3 em comparação com a maioria das sementes oleosas.

Teor de Ômega 3: 2338 mg por colher de sopa de sementes, 7196 mg por colher de sopa de óleo.

Esses são apenas 5 alimentos ricos em Ômega 3, mas são muitos outros que você pode implementar em sua dieta.

 

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