Como se livrar do açúcar

Como se livrar do açúcar

Uma grande quantidade de pesquisas mostram que remover fontes de excesso de açúcar de sua dieta não apenas ajuda na perda de peso, mas também reduz o

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Uma grande quantidade de pesquisas mostram que remover fontes de excesso de açúcar de sua dieta não apenas ajuda na perda de peso, mas também reduz o risco de problemas de saúde comuns. Aprenda a se livrar do açúcar.

Problemas sérios como o diabetes tipo 2, problemas digestivos, doenças autoimunes e muito mais são conectados ao açúcar. Mas afinal, o que você pode comer – que não tem açúcar – mas que ainda é satisfatório?

Uma dieta livre de açúcar é aquela que tipicamente limita todas as fontes de açúcar adicionado (como refrigerantes, lanches e sobremesas, por exemplo), mas que mantém no cardápio outros tipos dele. Entenda mais.

Afinal, como se livrar do açúcar?

Se livrar do açúcar às vezes também encoraja uma redução nos alimentos ricos em carboidratos, promovendo a perda de peso. Alimentos (como grãos ou frutas) que ainda podem ser saudáveis, contêm açúcares naturais e muito carboidrato.

Algumas frutas possuem alto índice de açúcar

Algumas frutas possuem alto índice de açúcar

– Não há apenas uma maneira certa de apostar em uma dieta baixa em açúcar, mas sim uma variedade de planos diferentes, dependendo de seus objetivos e preferências.

– Você pode optar por eliminar basicamente todas as fontes de açúcar da sua dieta, incluindo frutas e até mesmo alguns legumes, ou apenas eliminar alimentos processados ​​e adoçados com alto teor de calorias vazias.

– De qualquer forma, há muitos benefícios em consumir alimentos mais nutritivos no lugar do açúcar, como proteínas magras e gorduras saudáveis.

  • Outra vantagem é que a maioria das dietas sem açúcar não requer contagem de calorias, já que a eliminação de alimentos processados ​​geralmente é suficiente para produzir resultados por conta própria.

Benefícios de se livrar do açúcar

Para realmente obter resultados em saúde e perda de peso, é preciso saber como se livrar do açúcar enquanto adiciona bons alimentos ao cardápio, como os integrais. Os benefícios dessa escolha são:

  • Ajuda na perda de peso e na prevenção da obesidade;
  • Risco reduzido para diabetes tipo 2 ou pré-diabetes;
  • Ganho maior de energia;
  • Humores mais estáveis;
  • Redução do risco de doenças inflamatórias digestivas, como doença do intestino irritável (IBD), doença de Crohn, cândida, IBS e intolerância a trigo ou glúten.

Açúcar é um dos vilões da dieta

– Enquanto o açúcar contribui para a obesidade, uma dieta sem açúcar reduz o risco de doenças relacionadas à síndrome metabólica, tais como aterosclerose, hipertensão e doenças cardíacas. Além disso, pode-se obter:

  • Possivelmente menor risco de câncer;
  • Proteção contra a doença hepática gordurosa;
  • Melhor proteção contra outras condições comuns relacionadas à inflamação, como o ganho de peso e deficiências nutricionais, como hemorroidas, cálculos renais, úlcera péptica, TPM, doenças autoimunes, etc.
  • Menor chance de ter síndrome do ovário policístico e doenças neurológicas, como demência ou doença de Alzheimer.

– A fim de reduzir o consumo de açúcar e lidar com os desejos por doces ou carboidratos refinados, há cinco etapas principais recomendadas por especialistas:

  • Coma mais fibra;
  • Inclua mais proteína na sua dieta;
  • Coma gorduras mais saudáveis;
  • Consuma alimentos “azedos” (incluindo probióticos / fermentados);
  • Leia os rótulos dos ingredientes com cuidado quando for fazer compras;

Esse último passo existe a fim de você saber exatamente o que você está consumindo.

O que remover da dieta para se livrar do açúcar

Uma dieta com baixo teor de açúcar (ou sem açúcar) é muito semelhante à chamada “dieta de baixo índice glicêmico”.

– A definição do índice glicêmico (IG) é “uma medida do potencial de aumento da glicose no sangue do conteúdo de carboidratos de alimentos, comparados a um alimento de referência (geralmente glicose pura, ou açúcar).”

– O número de IG de um alimento informa a rapidez com que o alimento é convertido em açúcar quando você o come; quanto mais alto o número do GI, mais drasticamente a comida fará com que o seu nível de açúcar no sangue aumente.

– Os tipos de alimentos com alto IG que contêm muito açúcar adicionado e / ou grãos refinados que você deve remover de sua dieta incluem:

  • Produtos de grãos refinados feitos com farinhas brancas;
  • A maioria dos pães, cereais matinais processados, biscoitos, lanchonetes, bolos, sobremesas, etc.;
  • Produtos lácteos adoçados;
  • Bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos engarrafados;
  • Todos os tipos açúcar de mesa e cana de açúcar.

Com as dicas acima, se livrar do açúcar será uma tarefa simples que não só melhorará sua qualidade de vida, mas também promoverá a perda de peso.

 

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