Dieta com quinoa como fonte de ferro e cálcio

Dieta com quinoa como fonte de ferro e cálcio

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O arroz é um dos ingredientes que não pode faltar no prato do brasileiro. Mas para quem está fazendo dieta, encontrar uma solução alternativa para o cardápio é essencial. É aí que entra a dieta com quinoa.

Embora esse alimento na verdade seja uma sementa e não um grão, ele é conhecido como um pseudo-cereal, que graças aos seus nutrientes semelhantes, pode ser cozida e degustada como um grão.

Mas mesmo assim, não é todo mundo que conhece a quinoa, sabe como utilizá-la no dia a dia e quais os benefícios que ela apresenta para quem está de dieta e quer perder uns quilinhos extras.

Pensando nisso, separamos informações essenciais para você, bem como dicas que poderão ajudar na hora de montar um cardápio e construir uma dieta muito mais saborosa.

Dieta com quinoa – Conheça essa semente

Nativa da região das Cordilheiras dos Andes, a quinoa possui todos os aminoácidos considerados essenciais para o organismo funcionar corretamente, sendo somente por isso uma excelente opção de alimento.

Ela também é extremamente rica em fibras, vitaminas do complexo B, proteínas, fonte de ferro e cálcio (que podem prevenir doenças como a osteoporose) e contém graxos ômega 3 e 6, que reduz o colesterol ruim (LDL).

Dieta com quinoa

Dieta com quinoa

Esse é um super alimento que muita gente deixa de lado, mas que precisa ter uma atenção maior e importância no cardápio do dia a dia das pessoas que buscam qualidade de vida.

A quinoa é um excelente substituto para o arroz e a farinha branca, já que mesmo esses alimentos sendo ricos em carboidratos simples, eles possuem um baixo valor nutricional, ao contrário dessa semente nutritiva.

Os benefícios de uma dieta com quinoa

  • Ajuda diretamente no fortalecimento muscular;
  • Ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso, na síntese de hormônios e na manutenção muscular;
  • Favorece o emagrecimento;
  • Fortalece o sistema imunológico e auxilia também no processo de cicatrização;
  • Fortalece os ossos;
  • Previne as doenças cardiovasculares;
  • Previne doenças como a hipertensão e a osteoporose;
  • Recomendada para as pessoas que possuem doença celíaca;
  • Reduz o colesterol.

Por ser extremamente rica em proteínas, uma dieta com quinoa auxilia diretamente no fortalecimento muscular, principalmente para aquelas pessoas que praticam atividades físicas.

Suas quantidades altas e significativas de ômega 3 e 6 são grandes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e na redução do colesterol ruim, além de ajudar no fortalecimento dos ossos, devido a sua quantidade alta de cálcio.

Uma dieta com quinoa tem muito ferro?

A verdade é que esse alimento possui até mais ferro do que o feijão, sendo para cada 100 gramas de quinoa, 10,9 mg de ferro puro, em comparação com o feijão que apresenta somente 3,7 mg na mesma proporção.

Essa é uma boa alternativa para os veganos e vegetarianos que estão procurando substitutos do ferro encontrado nas carnes. Mas é importante lembrar que o ferro presente no alimento vegetal não é absorvido tão facilmente quanto o encontrado na carne.

Além disso, a quantidade de cálcio do alimento é bem alta, ajudando diretamente no fortalecimento dos músculos e ossos, e prevenindo doenças como a hipertensão, osteoporose e outras.

Como consumir a quinoa no dia-a-dia

  1. Saladas

Você pode usar a quinoa de duas maneiras diferentes: como uma semente ou como uma farinha.

Por ficar tranquilo que nos dois casos, os nutrientes e propriedades do alimento continuam conservados e preservados.

  1. Frutas

Você pode usar uma colher de quinoa no café da manhã junto com seu cereal matinal de frutas, ou apenas em cima de pedaços de frutas selecionadas.

  1. Sopas

Esse é um alimento perfeito para você inovar nas sopinhas na época de frio. Você pode usar flocos de quinoa ou seus próprios grãos.

É possível também bater os ingredientes junto com o alimento ou somente acrescentá-la no prato depois que a sopa estiver pronta.

  1. Bolos e massas

Poucas são as pessoas que sabem que a farinha de quinoa pode ser uma potente substituta para a farinha de trigo!

Portanto, você pode usar a farinha para preparar pães, bolos, massas, tortas e muitas outras receitas.

Uma dieta com quinoa é excelente para quem busca alimentos mais saudáveis, benefícios para o corpo e ainda se manter no peso certo.

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